Quem sou eu

Lisboa - Lisbon, Portugal

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Marilyn Monroe, poeta

Marilyn Monroe, uma intelectual apreciadora de literatura, admiradora de Joyce e Yeats? Confesse que por essa você não esperava. Também me surpreendi quando li "Marilyn, a intelectual", no caderno "ípsilon", suplemento de cultura do jornal "Publico" (aliás, um dos melhores jornais portugueses em circulação).
A cachaça é que foi lançado na França, há poucos dias, o livro "Fragments", editado por Bernard Comment e que exibe cartas, poemas e apontamentos de Marilyn (Norma Jean Baker para os íntimos). Segundo a matéria, os textos revelam a melancolia da atriz por ser sempre encarada como a "loira burra" de seus filmes ("Os Homens Preferem as Loiras", "Quanto Mais Quente Melhor" e outros clássicos do gênero), quando era muito mais complexa que essa imagem.

De fato, as mulheres são sempre mais complicadas - e fascinantes - do que parecem. Marilyn pode transmitir apenas aquela imagem de garota meiga e sexy das comédias e dramas românticos dos anos 40 e 50, mas já fez muita gente de cabeça - como Norman Mailer e Truman Capote - tecer loas a ela. Certamente Arthur Miller - um dos maiores dramaturgos americanos do século XX e terceiro marido da atriz - não terá se casado com ela apenas por suas belas pernas.

Como disse Vinicius, a mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza.

3 comentários:

  1. Sem contar esta foto aqui, que é classica:

    http://www.cup.columbia.edu/media/4527/monroe-blog-2.gif

    Abs.
    Xará

    ResponderExcluir
  2. massa, xará! E vc reparou no livro? Ela está no finalzinho!!!

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Tem um livro chamado "Marilyn, últimas sessões" que faz um ficção em cima das notas do psicanalista dela, diários, entrevistas que menciona o gosto da Marilyn por poesia, leituras de Freud, literatura.

    Conta que ela mudou para NY para 'se educar' - para deixar de ser só uma mulher bonita, um corpinho, a Norma Jeanne e se tornar uma mulher culta, que seria respeitada e foi nessa que ela e o Arthur Miller se conheceram e se apaixonaram etc.

    Quando soube desse livro fiquei curiosa.

    beijo

    ResponderExcluir