Quem sou eu

Lisboa - Lisbon, Portugal

terça-feira, 18 de setembro de 2012

miradouros de lisboa (3): Portas do Sol e Santa Luzia


O Largo das Portas do Sol é uma das varandas mais esplendorosas que você verá em vida. Com uma vista privilegiadíssima da Alfama, bairro lendário pelo fado e pela configuração mourisca de ruas que pede para serem exploradas, também possibilita apreciar um bom trecho do Tejo, a carótida de Lisboa. 

Localizado na freguesia (= espécie de subprefeitura) de São Miguel, o miradouro do Largo projeta-se para o rio, em formato mesmo de varanda. Está quase sempre apinhado de turistas, armados de máquinas fotográficas digitais umas maiores que as outras. Para quem não está interessado em emular Cartier-Bresson, porém, sempre há tempo para se debruçar sobre a grade, ouvir os músicos de rua que por ali tocam e apreciar o amontoado de casas e ladeiras da Alfama. 

À esquerda, no topo, encontra-se o belo Mosteiro de S. Vicente de Fora (veja na foto grande abaixo), melhor exemplo na cidade da arquitetura da época da União Ibéria (1580-1640) e que aparecerá aqui em outro post. À direita do miradouro, ergue-se um pedaço remanescente da “Cerca Moura”, herança das muralhas que circundavam a cidade antiga desde a época dos visigodos.

Uma estátua de São Vicente, patrono de Lisboa, saúda os visitantes. Mas não se iluda, o santo padroeiro “de coração” da cidade é Santo Antônio, que abençoa a maior festa lisboeta, em junho. Mas essa história fica para quando falarmos do Mosteiro de S. Vicente de Fora...














Aos que acharam curiosa a bandeira da Ordem da Cruz de Malta na última foto, explico: a igreja empoleirada sobre a Cerca Moura (essa cinzenta e encardida) é a Igreja de Santa Luzia, sede da Ordem em Portugal e que também tem seu próprio miradouro. Veja abaixo:








Apesar dos dois miradouros serem muito próximos, o de Santa Luzia ganha em beleza e charme. Além de estar aos fundos da Igreja e de um pequeno jardim, apresenta dois painéis de azulejos (desesperadamente necessitando de restauro) e uma área coberta, muito popular entre os turistas.

Próxima parada: o miradouro de Santo Estêvão, na Alfama!


Nenhum comentário:

Postar um comentário