Quem sou eu

Lisboa - Lisbon, Portugal

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

miradouros de lisboa (5): Torel


Não há dúvida, o mais simpático dos miradouros de Lisboa fica no Jardim do Torel - um lugarzinho escondido numa ruela próxima ao Elevador da Lavra (obs: “elevador” em Portugal tanto pode significar a máquina que sobe e desce quanto uma espécie de bonde que leva os passageiros de uma ponta à outra de uma ladeira), inaugurado em 1930 e que conta com uma bela vista de trechos da Avenida da Liberdade e, ao longe, do Tejo. 

Curiosamente, o panorama não é dos mais fotogênicos, pois as palmeiras que lá estão impedem que se tire fotos mais amplas. Por que motivo, então, o Torel seria o miradouro mais simpático da cidade? Pelo jardim que o rodeia; pela frondosa sombra de um gigantesco cipreste cujos galhos emitem um agradabilíssimo farfalhar de folhas quando a brisa sopra; pelas cadeiras com o suporte para os pés - algo pouco visto em Lisboa; pelo café onde é possível bebericar umas “bicas”, descendo alguns degraus à direita do jardim. Mas, principalmente, pelo acesso menos conhecido do Torel, que o salva da frequência avassaladora de turistas que congestionam outros miradouros, como o de São Pedro de Alcântara.









Na penúltima foto, ao longe e à esquerda, é possível ver uma espécie de terraço cinza com muitas árvores. É o Miradouro de São Pedro de Alcântara, nossa próxima parada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário