Para uns, é o miradouro mais conhecido de Lisboa, e com boas razões: além da belíssima vista e do acesso fácil - localiza-se entre o bairro do Príncipe Real e o Bairro Alto, ao lado do elevador da Glória -, a proximidade a vários hotéis e pontos turísticos torna o “belvedere” de São Pedro de Alcântara atração incontornável, mesmo para quem passa apenas algumas poucas horas na capital lusa.
Trata-se de uma lição topográfica, apreendida em escassos momentos de contemplação. Corre o Tejo à direita, ladeado pela Praça do Comércio e as torres de gótico tardio da Sé, os prédios da Baixa, a estátua de D. Pedro IV (no Brasil, o nosso D. Pedro I) no Rossio, uma ponta do obelisco da Praça dos Restauradores, até a copa verdejante das árvores que margeiam a Avenida da Liberdade, com o Castelo de São Jorge coroando, como é natural por se tratar do ponto mais alto da cidade, o belo cenário.
O miradouro em si é amplo e confortável; com uma extensa varanda, árvores frondosas, bancos e dois chafarizes, possui um quiosque que serve café. Além disso, descendo as escadinhas nos dois extremos da varanda, chega-se a um segundo “andar”, que conta com um pequeno jardim e outro quiosque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário